Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Euphorbia holochlorina Rizzini CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 13-06-2012

Criterio: B2ab(iii)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Euphorbia holochlorina é endêmica da região de Águia Branca, no Estado do Espírito Santo, ocupando uma área (AOO) de 4 km² e conhecida de uma única situação de ameaça. O desmatamento associado aos ciclos econômicos do Espírito Santo para o desenvolvimento de atividades agrícolas, como da exploração da madeira, da agricultura cafeeira, dos "reflorestamentos" homogêneos (Pinus e Eucaliptus), somado à incidência de espécies exóticas invasoras e sobre-exploração de plantas ornamentais, configuram as principais ameaças incidentes sobre a flora do Estado.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Euphorbia holochlorina Rizzini;

Família: Euphorbiaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

​Descrita originalmente na obra Revista Brasileira de Biologia 49: 983. 1989[1990]., a espécie é caracterizada por flores e frutos verdes (Delmuner, V. 2212 HSJRP).

Potêncial valor econômico

Apesar de inicialmente ter sido listada no Anexo II da CITES, a espécie foi recentemente retirada da lista pois não apresentou registros no mercado durante o periodo 200-2008 (CITES, 2008).

Dados populacionais

A espécie apresenta Tempo de Geração de cerca de dois anos, conforme estimado por CNCFlora (2011) para plantas herbáceas.

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo no Estado do Espirito Santo e possivelmente na Região Nordeste do Brasil (Cordeiro et al., 2012). Era conhecida somente pela coleta-tipo (1958), da região da Serra do Cristalino (ES); porém foi recoleta em Águia Branca (ES) em 2006 (CNCFlora, 2011).

Ecologia

Planta herbácea, ocorrendo em ambientes rochosos (Demuner, V. 2212 HSJRP) associados ao Domínio Fitogeográfico Mata Atlântica (Sobral et al., 2009).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Severidade high
Detalhes A cobertura vegetal do Estado do Espirito Santo, antes praticamente toda recoberta pela Mata Atlântica, tem uma história de devastação cujos registros remontam aos do início de sua colonização. A destruição e degradação do habitat é, sem dúvida, a maior causa de perda de biodiversidade no estado. Subsequentes ciclos econômicos, como o da exploração da madeira, da agricultura cafeeira, dos "reflorestamentos" homogêneos (Pinus e Eucaliptus), a incidência de espécies exóticas invasoras e sobre-exploração de plantas ornamentais são algumas principais ameaças incidentes sobre a flora do Estado (Simonelli; Fraga, 2007).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: A espécie foi considerada "Localmente Extinta" (LE) em avaliação de risco de extinção empreendida para a flora do Estado do Espirito Santo (Fraga; Simonelli, 2007).

3.2 Population numbers and range
Situação: needed
Observações: A espécie possui pouquíssimos registros (dois conhecidos até 2012) (CNCFlora, 2011); portanto, sua real distribuição geográfica (Cordeiro et al., 2012) e o tamanho de suas subpopulações permanece desconhecido.

4.4.2 Establishment
Situação: needed
Observações: A única população conhecida se encontra em propriedade particular, fora dos limites de unidades de conservação (SNUC) (CNCFlora, 2011).

Referências

- CORDEIRO, I. ET AL. Euphorbiaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

- SOBRAL, M.; KAMINO, L.H.Y.; OLIVEIRA, C.TSTEHMANN, J.R. ET AL. Euphorbiaceae. Rio de Janeiro, RJ: Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2009.

- CITES. Covention on international trade in endangered species of wild fauna and flora, v.14.2 (Rev. 1), 2008.

- SIMONELLI, M.; FRAGA, C. N. (ORG.). Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção no Estado do Espírito Santo. Vitória, ES: IPEMA, 2007. 144 p.

- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

Como citar

CNCFlora. Euphorbia holochlorina in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Euphorbia holochlorina>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 13/06/2012 - 18:20:58